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Conheça os Palestrantes do Fórum Nacional de Iluminação Urbana.
Pedro Vicente Lacovino
Presidente da ABCIP - Associação Brasileira de Concessionárias Privadas de Iluminação Pública.
Sólida formação em engenharia e larga experiência de gestão nas áreas de suprimentos, eletrificação rural, controladoria, sustentabilidade e mais recentemente em iluminação pública, em regime de parcerias público privadas - PPP.
Especializações: Energia Elétrica / Desenvolvimento Sustentável / Eletrificação Rural / Gerenciamento de Projetos/ Relacionamento com Stakeholders/ ISE BOVESPA / GRI/ Gestão sócio ambiental em empreendimentos de infraestrutura.
Sólida formação em engenharia e larga experiência de gestão nas áreas de suprimentos, eletrificação rural, controladoria, sustentabilidade e mais recentemente em iluminação pública, em regime de parcerias público privadas - PPP.
Especializações: Energia Elétrica / Desenvolvimento Sustentável / Eletrificação Rural / Gerenciamento de Projetos/ Relacionamento com Stakeholders/ ISE BOVESPA / GRI/ Gestão sócio ambiental em empreendimentos de infraestrutura.
Roberto Saheli
Presidente da ABILUX - Associação Brasileira da Indústria de Iluminação.
Administrador de Empresas formado pela
FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, iniciou suas atividades profissionais na
Osram. Atualmente é o diretor estratégico da Ourolux, empresa especializada em
iluminação com 30 anos de existência.
Administrador de Empresas formado pela
FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, iniciou suas atividades profissionais na
Osram. Atualmente é o diretor estratégico da Ourolux, empresa especializada em
iluminação com 30 anos de existência.
Manoel Renato Machado Filho
Secretário Adjunto de Infraestrutura Social e Urbana, Ministério da Casa Civil – PPI.
Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999); possui especialização em
Engenharia de Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz (1994) e graduação em Geologia pela
Universidade de Brasília (1989). Funcionário Público Federal desde 1990, integra a carreira de
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão, Inovação
e Serviços Públicos. Ocupou cargos de Direção na Fundação Nacional de Saúde (1992 a 1999);
nos Ministérios da Saúde (2000 a 2003), das Cidades (2003 a 2016), do Planejamento 2016 a
2018), da Economia (2020 a 2022) e na Casa Civil da Presidência da República, sempre
relacionados a temas da área de infraestrutura social e urbana, em particular saneamento.
Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999); possui especialização em
Engenharia de Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz (1994) e graduação em Geologia pela
Universidade de Brasília (1989). Funcionário Público Federal desde 1990, integra a carreira de
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão, Inovação
e Serviços Públicos. Ocupou cargos de Direção na Fundação Nacional de Saúde (1992 a 1999);
nos Ministérios da Saúde (2000 a 2003), das Cidades (2003 a 2016), do Planejamento 2016 a
2018), da Economia (2020 a 2022) e na Casa Civil da Presidência da República, sempre
relacionados a temas da área de infraestrutura social e urbana, em particular saneamento.
Carlos Tomé Junior
Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades.
Paulista, Advogado Corporativo, especialista em Direito Processual Civil, Direito Administrativo e Administração Pública, Pós-graduado em Direito Administrativo e Administração Pública e com certificado em Licitações e Contratos Administrativos.
Em 2020 como Secretário Municipal de Habitação da cidade de São Paulo/SP, desempenhou atividades voltadas à habitação, regularização fundiária e participou de programas de interesse social. Acompanhou e direcionou o Programa de Urbanização das Favelas e o Programa “Pode Entrar”, que tem como objetivo minimizar o déficit habitacional para famílias de baixa renda.
Paulista, Advogado Corporativo, especialista em Direito Processual Civil, Direito Administrativo e Administração Pública, Pós-graduado em Direito Administrativo e Administração Pública e com certificado em Licitações e Contratos Administrativos.
Em 2020 como Secretário Municipal de Habitação da cidade de São Paulo/SP, desempenhou atividades voltadas à habitação, regularização fundiária e participou de programas de interesse social. Acompanhou e direcionou o Programa de Urbanização das Favelas e o Programa “Pode Entrar”, que tem como objetivo minimizar o déficit habitacional para famílias de baixa renda.
Gustavo Gusmão
Coordenador do Comitê de Iluminação Pública da ABDIB.
Formado pela PUC-Minas em Administração. Tem pós-graduação em marketing pela Fundação Dom Cabral (FDC), em finanças pelo IBMEC, extensão em parcerias público-privadas pela Partnerships UK, além de ter participado da EY Harvard Leadership Program. Gusmão trabalha na EY desde agosto de 2007 e hoje atua como sócio na área de infraestrutura, além de ser coordenador do Comitê de Iluminação Pública da ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).
Formado pela PUC-Minas em Administração. Tem pós-graduação em marketing pela Fundação Dom Cabral (FDC), em finanças pelo IBMEC, extensão em parcerias público-privadas pela Partnerships UK, além de ter participado da EY Harvard Leadership Program. Gusmão trabalha na EY desde agosto de 2007 e hoje atua como sócio na área de infraestrutura, além de ser coordenador do Comitê de Iluminação Pública da ABDIB (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).
Isac Roizenblatt
Consultor e represetante da ABILUX - Associação brasileira da indústria de iluminação.
Hugo Leal
Secretário de Estado de Energia e Economia do Mar (RJ).
Hugo Leal está no serviço público desde 1991, quando foi vice-diretor do Departamento de Patrimônio e diretor-geral do Departamento dos Depósitos Públicos do Estado e promoveu o primeiro leilão de bens apreendidos de criminosos. Eleito deputado federal primeira vez em 2006, Hugo Leal hoje está em seu quinto mandato. Na Câmara dos Deputados, suas prioridades têm sido segurança viária, transporte e infraestrutura, desenvolvimento econômico, segurança pública, orçamento e gestão pública.
Autor da Lei Seca, participou ativamente, como propositor ou relator, de outras iniciativas pela segurança viária: a obrigatoriedade do airbag, a suspensão da CNH para quem recusa o teste do bafômetro, o aumento das penas para crimes de trânsito, o Plano Nacional de Redução do Número de Mortes e Lesões no Trânsito. É presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal.
Hugo Leal está no serviço público desde 1991, quando foi vice-diretor do Departamento de Patrimônio e diretor-geral do Departamento dos Depósitos Públicos do Estado e promoveu o primeiro leilão de bens apreendidos de criminosos. Eleito deputado federal primeira vez em 2006, Hugo Leal hoje está em seu quinto mandato. Na Câmara dos Deputados, suas prioridades têm sido segurança viária, transporte e infraestrutura, desenvolvimento econômico, segurança pública, orçamento e gestão pública.
Autor da Lei Seca, participou ativamente, como propositor ou relator, de outras iniciativas pela segurança viária: a obrigatoriedade do airbag, a suspensão da CNH para quem recusa o teste do bafômetro, o aumento das penas para crimes de trânsito, o Plano Nacional de Redução do Número de Mortes e Lesões no Trânsito. É presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal.
Paulo Candura
Coordenador do Comitê de Revisão da Norma ABNT NBR 5101 de Iluminação Viária.
Marcos Kneip Navarro
Diretor de Negócios do BANDES.
Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo em 2020. Possui MBA Executivo em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ) e graduado em Direito. Atua com advocacia empresarial desde 1999, desenvolvendo atividades junto a empresas do segmento privado e também na área pública, em cargos de diretoria, assessoria, conselheiro e coordenação, com atuação predominante na área empresarial.
Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo em 2020. Possui MBA Executivo em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ) e graduado em Direito. Atua com advocacia empresarial desde 1999, desenvolvendo atividades junto a empresas do segmento privado e também na área pública, em cargos de diretoria, assessoria, conselheiro e coordenação, com atuação predominante na área empresarial.
Leonardo Maranhão Busatto
Diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.
Economista graduado pela UFRGS e com trajetória já consolidada na gestão governamental. É mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS, e pós-graduado pela UFRGS e pela George Washington University (Theory and Operation of a Modern National Economy).
Foi secretário da Fazenda de Porto Alegre, Secretário Extraordinário de Parcerias e Secretário Estadual da Fazenda do RS.
Economista graduado pela UFRGS e com trajetória já consolidada na gestão governamental. É mestre em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS, e pós-graduado pela UFRGS e pela George Washington University (Theory and Operation of a Modern National Economy).
Foi secretário da Fazenda de Porto Alegre, Secretário Extraordinário de Parcerias e Secretário Estadual da Fazenda do RS.
Marcos Kneip Navarro.
Diretor de Negócios do BANDES.
Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo de 2019 a 2021. Foi Secretário Municipal de Anchieta de 2017 a 2019. Possui MBA Executivo em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ) e graduado em Direito. Atua com advocacia empresarial desde 1999, desenvolvendo atividades junto a empresas do segmento privado e na área pública, em cargos de diretoria, assessoria, conselheiro e coordenação, com atuação predominante na área empresarial.
Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo de 2019 a 2021. Foi Secretário Municipal de Anchieta de 2017 a 2019. Possui MBA Executivo em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ) e graduado em Direito. Atua com advocacia empresarial desde 1999, desenvolvendo atividades junto a empresas do segmento privado e na área pública, em cargos de diretoria, assessoria, conselheiro e coordenação, com atuação predominante na área empresarial.
Emerson Cardoso
Coordenador da Setorial de Iluminação Pública da ABILUX.
Bruno Aurélio
Sócio no Demarest Advogados. Doutor e Mestre em Direito do Estado.
É sócio das áreas de Infraestrutura, Direito Público e Regulatório do Demarest Advogados no escritório de São Paulo. Possui experiência particular no desenvolvimento de projetos de infraestrutura, seja na estruturação jurídica, seja no acompanhamento e assessoria geral em procedimentos licitatórios, bem como na defesa de interesses societários junto a agências reguladoras e outras autoridades de controle. Bruno é há mais de 10 anos é reconhecido como “advogado líder” em Direito Público e Projetos pelo diretório jurídico Chambers Latin America, legal 500 e IFLR 1000.
É sócio das áreas de Infraestrutura, Direito Público e Regulatório do Demarest Advogados no escritório de São Paulo. Possui experiência particular no desenvolvimento de projetos de infraestrutura, seja na estruturação jurídica, seja no acompanhamento e assessoria geral em procedimentos licitatórios, bem como na defesa de interesses societários junto a agências reguladoras e outras autoridades de controle. Bruno é há mais de 10 anos é reconhecido como “advogado líder” em Direito Público e Projetos pelo diretório jurídico Chambers Latin America, legal 500 e IFLR 1000.
Venilton Tadini
Presidente da ABDIB - Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base.
Eduardo Freire Bastos
Presidente da ABRASI - Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Iluminação Urbana.
Abimael Calisto
Diretor Comercial da Tradetek.
Felipe Peixoto
Subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar (RJ).
Gestor com mais de 25 anos de experiência no serviço público, vereador por três mandatos e deputado estadual por dois mandatos, com passagens como secretário Municipal em Niterói e secretário de estado no Rio de Janeiro. Possui formação em Administração, Direito, pós-graduação em Direito Público e MBA em Gestão de Projetos. Atuou em projetos de mobilidade e é especialista em planejamento urbano, mobilidade, política habitacional, desenvolvimento sustentável e cidades inteligentes. Atualmente é subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar.
Gestor com mais de 25 anos de experiência no serviço público, vereador por três mandatos e deputado estadual por dois mandatos, com passagens como secretário Municipal em Niterói e secretário de estado no Rio de Janeiro. Possui formação em Administração, Direito, pós-graduação em Direito Público e MBA em Gestão de Projetos. Atuou em projetos de mobilidade e é especialista em planejamento urbano, mobilidade, política habitacional, desenvolvimento sustentável e cidades inteligentes. Atualmente é subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar.
Gustavo Henrique Carvalho Schiefler
Advogado no escritório Schiefler Advocacia.
Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Educação Executiva em Harvard Law School (Program on Negotiation). Pesquisador Visitante (Visiting Researcher) no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, em Hamburgo. Integra a equipe de consultores externos da Zênite Informação e Consultoria S/A. Membro da Comissão de Administração Pública do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM/CCBC). Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAR). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito Administrativo Democrático da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (NEPAD/USP). Fundador e mantenedor do Portal Jurídico Investidura. Ex-presidente do Centro Acadêmico XI de Fevereiro - CAXIF (Direito/UFSC).
Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Educação Executiva em Harvard Law School (Program on Negotiation). Pesquisador Visitante (Visiting Researcher) no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht, em Hamburgo. Integra a equipe de consultores externos da Zênite Informação e Consultoria S/A. Membro da Comissão de Administração Pública do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM/CCBC). Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAR). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito Administrativo Democrático da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (NEPAD/USP). Fundador e mantenedor do Portal Jurídico Investidura. Ex-presidente do Centro Acadêmico XI de Fevereiro - CAXIF (Direito/UFSC).
Vanessa Rosa
Sócia do Lacaz Martins, Pereira Neto, Gurevich e Schoueri Advogados na área de Infraestrutura.
Profissional com 28 anos de experiência nessa área, com ênfase em projetos de infraestrutura em diversos setores (rodovias, aeroportos, mobilidade urbana, saneamento básico, iluminação pública, portos, energia elétrica, dentre outros). Assessora a iniciativa privada e entes governamentais na estruturação e na modelagem de concessões e parcerias público-privadas (PPPs), na celebração e execução de tais contratos, em licitações nacionais e internacionais, "project finance", licenciamentos ambientais, reequilíbrios econômico-financeiros e em outros procedimentos correlatos, possui MBA em PPPs e Concessões (2020) e certificação internacional CP3P-F (2018).
Profissional com 28 anos de experiência nessa área, com ênfase em projetos de infraestrutura em diversos setores (rodovias, aeroportos, mobilidade urbana, saneamento básico, iluminação pública, portos, energia elétrica, dentre outros). Assessora a iniciativa privada e entes governamentais na estruturação e na modelagem de concessões e parcerias público-privadas (PPPs), na celebração e execução de tais contratos, em licitações nacionais e internacionais, "project finance", licenciamentos ambientais, reequilíbrios econômico-financeiros e em outros procedimentos correlatos, possui MBA em PPPs e Concessões (2020) e certificação internacional CP3P-F (2018).
Cássio Alexandre de Souza
Coordenador do laboratório de Iluminação no LABELO/PUCRS.
Formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é coordenador do laboratório de Iluminação e do CEIP – Centro de Excelência em iluminação pública no LABELO/PUCRS. Tem experiência de mais de 20 anos em laboratório acreditado pelo Inmetro, com certificações de produtos envolvendo normas nacionais e internacionais, atuando nas áreas de Iluminação, tais como lâmpadas, luminárias, reatores, drivers, relés, porta lâmpadas e também na área de fios e cabos. Participa de comissões de estudo e grupos de trabalho na área de iluminação pública junto a ABRAC, ABNT/COBEI e INMETRO.
Formado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é coordenador do laboratório de Iluminação e do CEIP – Centro de Excelência em iluminação pública no LABELO/PUCRS. Tem experiência de mais de 20 anos em laboratório acreditado pelo Inmetro, com certificações de produtos envolvendo normas nacionais e internacionais, atuando nas áreas de Iluminação, tais como lâmpadas, luminárias, reatores, drivers, relés, porta lâmpadas e também na área de fios e cabos. Participa de comissões de estudo e grupos de trabalho na área de iluminação pública junto a ABRAC, ABNT/COBEI e INMETRO.
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