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Confira os palestrantes do evento Fórum

Pedro Lacovino
Diretor Presidente na ABCIP - Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Iluminação Pública.

Marco Poli
Diretor Administrativo da ABILUX – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação. Com ampla experiência em gestão institucional e desenvolvimento setorial, atua na promoção da competitividade e inovação da indústria de iluminação no Brasil, apoiando iniciativas estratégicas e representando os interesses do setor em fóruns nacionais.

Patricia Madeira
CEO da Climatempo na América Latina desde 2023. Formada em Meteorologia pela UFRJ, com mestrado em Ciências Atmosféricas pela USP e MBA pela FIA/USP, ela iniciou sua carreira na Climatempo em 1993 como meteorologista. Ao longo dos anos, assumiu cargos de liderança, incluindo o de COO. Destacou-se pela integração das operações e expansão dos serviços meteorológicos, especialmente após a fusão com a Somar Meteorologia. Sob sua liderança, a Climatempo se tornou uma empresa 100% StormGeo, líder global em tecnologia meteorológica. Patrícia é reconhecida por sua visão estratégica e pelo compromisso com a inovação e sustentabilidade.

Eduardo Freire Bastos
Presidente na ABRASI - Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Iluminação Urbana.
Engenheiro civil e presidente da ABRASI. Atua no setor de iluminação pública e infraestrutura urbana há mais de 30 anos. É sócio-diretor da GHIA Engenharia, com sede em Salvador (BA), e participa de consórcios ligados ao setor. Defensor das Parcerias Público-Privadas (PPPs), tem promovido a modernização e eficiência da iluminação urbana no Brasil, sendo reconhecido como uma liderança no segmento.
Engenheiro civil e presidente da ABRASI. Atua no setor de iluminação pública e infraestrutura urbana há mais de 30 anos. É sócio-diretor da GHIA Engenharia, com sede em Salvador (BA), e participa de consórcios ligados ao setor. Defensor das Parcerias Público-Privadas (PPPs), tem promovido a modernização e eficiência da iluminação urbana no Brasil, sendo reconhecido como uma liderança no segmento.

Mário Saadi
Sócio do Dias Carneiro Advogados.
Advogado especializado em Direito Público, Infraestrutura e temas corporativos, além de professor, escritor, empresário e atleta amador. É sócio do escritório Dias Carneiro Advogados, reconhecido pelo perfil colaborativo e foco em resultados. Sua atuação é frequentemente destacada por publicações como Chambers and Partners, The Legal 500, Leaders League, Lexology e Análise Advocacia, especialmente em áreas como licitações, regulação e contratos públicos.
Com sólida formação acadêmica, realiza estágio de pós-doutoramento na UNESP, é doutor pela USP, mestre pela PUC-SP e bacharel pela FGV-SP. Publicou seis livros, mais de 80 artigos e leciona com frequência na FGV.
Advogado especializado em Direito Público, Infraestrutura e temas corporativos, além de professor, escritor, empresário e atleta amador. É sócio do escritório Dias Carneiro Advogados, reconhecido pelo perfil colaborativo e foco em resultados. Sua atuação é frequentemente destacada por publicações como Chambers and Partners, The Legal 500, Leaders League, Lexology e Análise Advocacia, especialmente em áreas como licitações, regulação e contratos públicos.
Com sólida formação acadêmica, realiza estágio de pós-doutoramento na UNESP, é doutor pela USP, mestre pela PUC-SP e bacharel pela FGV-SP. Publicou seis livros, mais de 80 artigos e leciona com frequência na FGV.

Daniel Borda
Sócio do Borda e Correa Advogados.
Sócio da Corrêa & Borda Advogados. Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro “O Regime de licitação das empresas estatais para a aquisição de bens, serviços e obras” e de diversos artigos nos setores de contratos e infraestrutura pública.
Sócio da Corrêa & Borda Advogados. Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Autor do livro “O Regime de licitação das empresas estatais para a aquisição de bens, serviços e obras” e de diversos artigos nos setores de contratos e infraestrutura pública.

Alfredo Gioielli
Advogado, especialista na área de iluminação pública e Coordenador do Programa IP Legal da Abilux.
Advogado e palestrante, especialista no segmento de iluminação pública. Atua desde 1995 para o setorial. Autor de diversos pareceres publicados em revistas jurídicas e do segmento de iluminação pública voltado para área de licitações. É o Coordenador do Programa IP LEGAL criado pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) lançando o Manual de Defesa dos Município da Iluminação Pública – Aquisição de Luminárias Led. Participou de importantes Congressos e seminários a saber: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE.SP) com a Palestra “O Plano de Transição de domínio da Gestão da Iluminação Pública e os Impactos Econômicos’, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE.MG) com o tema: “Fraudes em Licitações envolvendo Iluminação Pública” e Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE.SE) com a palestra intitulada: “Iluminação das Cidades – Mitigação de risco de dano nas contratações – Modelagens e novas tecnologias; – Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) Iluminação das Cidades - Dificuldades enfrentadas pelos Municípios com as Distribuidoras de Energia e Novas Tecnologias e OAB/SP - SEMINÁRIO ILUMINAÇÃO DAS CIDADES – Dificuldades Enfrentadas pelos Municípios com as Distribuidoras.
Advogado e palestrante, especialista no segmento de iluminação pública. Atua desde 1995 para o setorial. Autor de diversos pareceres publicados em revistas jurídicas e do segmento de iluminação pública voltado para área de licitações. É o Coordenador do Programa IP LEGAL criado pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) lançando o Manual de Defesa dos Município da Iluminação Pública – Aquisição de Luminárias Led. Participou de importantes Congressos e seminários a saber: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE.SP) com a Palestra “O Plano de Transição de domínio da Gestão da Iluminação Pública e os Impactos Econômicos’, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE.MG) com o tema: “Fraudes em Licitações envolvendo Iluminação Pública” e Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE.SE) com a palestra intitulada: “Iluminação das Cidades – Mitigação de risco de dano nas contratações – Modelagens e novas tecnologias; – Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) Iluminação das Cidades - Dificuldades enfrentadas pelos Municípios com as Distribuidoras de Energia e Novas Tecnologias e OAB/SP - SEMINÁRIO ILUMINAÇÃO DAS CIDADES – Dificuldades Enfrentadas pelos Municípios com as Distribuidoras.

João Gabriel
Engenheiro de Iluminação da Ceilux - Centro de Excelência em Iluminação.
Engenheiro eletricista com formação em princípios de iluminação e mais de 30 anos de experiência em projetos de iluminação, marketing e gestão de projetos. Com forte orientação técnica, é apaixonado por iluminação, atento aos detalhes e possui boas habilidades organizacionais e colaborativas.
Como professor de iluminação, tem facilidade para conduzir grandes grupos, apresentar palestras, liderar aulas e atuar como referência técnica. Busca constantemente aprender novas tecnologias e compartilhar seu conhecimento.
Engenheiro eletricista com formação em princípios de iluminação e mais de 30 anos de experiência em projetos de iluminação, marketing e gestão de projetos. Com forte orientação técnica, é apaixonado por iluminação, atento aos detalhes e possui boas habilidades organizacionais e colaborativas.
Como professor de iluminação, tem facilidade para conduzir grandes grupos, apresentar palestras, liderar aulas e atuar como referência técnica. Busca constantemente aprender novas tecnologias e compartilhar seu conhecimento.

Alexandre Destro
Diretor Comercial na Reeme.
Executivo Sênior com mais de 18 anos de experiência nas áreas de operações, supply chain e comercial.
• Atuação em empresas de grande porte como: Usiminas, Camargo Correa e Unicoba Energia.
• Experiência em vendas técnicas e consultivas com foco no crescimento de market share e rentabilidade;
• Expertise em planejamento de vendas (relacionamento com o mercado, gerenciamento de contas-chave, parcerias estratégica);
• Sou apaixonado por estratégia, planejamento e inteligência de mercado.
• Gerenciamento de projetos de iluminação pública (coordenação de todo o processo de diagnóstico, planejamento, fornecimento de luminárias, garantia, pós venda, gestão de cronograma, gestão de riscos) para os seguimentos de Indústria, Governo e Concessões (Energia, Rodovias, Aeroportos, Portos).
• Consistente experiência e visão estratégica para gerar crescimento de vendas e manter as margens de lucro da empresa através de uma forte gestão de clientes, equipe comercial, política comercial e controle de custos.
Executivo Sênior com mais de 18 anos de experiência nas áreas de operações, supply chain e comercial.
• Atuação em empresas de grande porte como: Usiminas, Camargo Correa e Unicoba Energia.
• Experiência em vendas técnicas e consultivas com foco no crescimento de market share e rentabilidade;
• Expertise em planejamento de vendas (relacionamento com o mercado, gerenciamento de contas-chave, parcerias estratégica);
• Sou apaixonado por estratégia, planejamento e inteligência de mercado.
• Gerenciamento de projetos de iluminação pública (coordenação de todo o processo de diagnóstico, planejamento, fornecimento de luminárias, garantia, pós venda, gestão de cronograma, gestão de riscos) para os seguimentos de Indústria, Governo e Concessões (Energia, Rodovias, Aeroportos, Portos).
• Consistente experiência e visão estratégica para gerar crescimento de vendas e manter as margens de lucro da empresa através de uma forte gestão de clientes, equipe comercial, política comercial e controle de custos.

Emerson Cardoso
Coordenador da Setorial de Iluminação Pública da ABILUX.
Engenheiro e atua como Coordenador da Setorial de Iluminação Pública da ABILUX. Tem se destacado na promoção da qualidade técnica e da conformidade no setor de iluminação pública no Brasil. Participou ativamente do lançamento do “Manual de Defesa dos Municípios na Iluminação Pública”, que orienta gestores na aquisição de luminárias LED certificadas, conforme as normas ABNT e PORTATRIAS do INMETRO. Defende a valorização da indústria nacional e o papel dos laboratórios na garantia da segurança e eficiência dos sistemas de iluminação urbana.
Engenheiro e atua como Coordenador da Setorial de Iluminação Pública da ABILUX. Tem se destacado na promoção da qualidade técnica e da conformidade no setor de iluminação pública no Brasil. Participou ativamente do lançamento do “Manual de Defesa dos Municípios na Iluminação Pública”, que orienta gestores na aquisição de luminárias LED certificadas, conforme as normas ABNT e PORTATRIAS do INMETRO. Defende a valorização da indústria nacional e o papel dos laboratórios na garantia da segurança e eficiência dos sistemas de iluminação urbana.

Fernando Felice
Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho Inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná - CREA-PR.
Possui especializações em Telecomunicações, Informática Aplicada, Gestão da Aprendizagem, Energias Renováveis e mestrado em Engenharia Elétrica. Professor há mais de 35 anos com atuações em cursos técnicos, tecnólogos, graduação, extensão e pós-graduação em diversas instituições de ensino na área elétrica, eletrônica, telecomunicações, informática e da qualidade, desenvolve atividades em grupos de pesquisa nas áreas das telecomunicações e eficiência energética. Atua como engenheiro na área da tecnologia de informação e comunicação (TIC) há mais de 35 anos, com passagem em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte, realizando cursos de aperfeiçoamento profissional dentro e fora do Brasil. Atualmente é pesquisador e auditor-líder da qualidade no Tecpar, gerente da Inove sistemas integrados Ltda., professor na UFPR na Pós em Energias Renováveis, e palestrante em assuntos técnicos e motivacionais. Foi Diretor Financeiro, conselheiro e atualmente é Inspetor, Coordenador no Comitê Gestor de Patrocínio e Representante junto a ABNT no Crea-PR; é Perito no Tribunal de Justiça no Paraná e São Paulo.
Possui especializações em Telecomunicações, Informática Aplicada, Gestão da Aprendizagem, Energias Renováveis e mestrado em Engenharia Elétrica. Professor há mais de 35 anos com atuações em cursos técnicos, tecnólogos, graduação, extensão e pós-graduação em diversas instituições de ensino na área elétrica, eletrônica, telecomunicações, informática e da qualidade, desenvolve atividades em grupos de pesquisa nas áreas das telecomunicações e eficiência energética. Atua como engenheiro na área da tecnologia de informação e comunicação (TIC) há mais de 35 anos, com passagem em empresas nacionais e multinacionais de médio e grande porte, realizando cursos de aperfeiçoamento profissional dentro e fora do Brasil. Atualmente é pesquisador e auditor-líder da qualidade no Tecpar, gerente da Inove sistemas integrados Ltda., professor na UFPR na Pós em Energias Renováveis, e palestrante em assuntos técnicos e motivacionais. Foi Diretor Financeiro, conselheiro e atualmente é Inspetor, Coordenador no Comitê Gestor de Patrocínio e Representante junto a ABNT no Crea-PR; é Perito no Tribunal de Justiça no Paraná e São Paulo.

Donato Iannuzzi
Diretor na Repume Iluminação, empresa com mais de 40 anos de atuação no mercado. Atua no desenvolvimento de soluções em iluminação pública, industrial e comercial, com foco em inovação, eficiência e sustentabilidade.

Leonardo Santos
Presidente do IPGC - Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades.
Especialista em Planejamento e Gestão Social pela Universidade Federal de Juíz de Fora - UFJF (2008) e mestre em promoção da saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG.
Atuou como consultor de serviços e programas de saúde pública, professor universitário na Faculdade Pitágoras e PUC Minas, como também pesquisador e professor na Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ.
Tem experiência na área de docência em nível técnico e superior e de assistência de clínica médica, psiquiátrica e saúde coletiva. Há habilidade em gestão de projetos de Infraestrutura Urbana e na estruturação de projetos de Concessões e PPPs.
Atuou como Gestor Público Federal na Diretoria de Operações da CASEMG (Ministério da Agricultura) na área do agronegócios e comércio exterior.
Fundou o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades - IPGC em 2013, e atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente onde desenvolve projetos como foco em Gestão Pública, infraestrutura urbana e desenvolvimento sustentável.
Especialista em Planejamento e Gestão Social pela Universidade Federal de Juíz de Fora - UFJF (2008) e mestre em promoção da saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG.
Atuou como consultor de serviços e programas de saúde pública, professor universitário na Faculdade Pitágoras e PUC Minas, como também pesquisador e professor na Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ.
Tem experiência na área de docência em nível técnico e superior e de assistência de clínica médica, psiquiátrica e saúde coletiva. Há habilidade em gestão de projetos de Infraestrutura Urbana e na estruturação de projetos de Concessões e PPPs.
Atuou como Gestor Público Federal na Diretoria de Operações da CASEMG (Ministério da Agricultura) na área do agronegócios e comércio exterior.
Fundou o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades - IPGC em 2013, e atualmente ocupa o cargo de Diretor Presidente onde desenvolve projetos como foco em Gestão Pública, infraestrutura urbana e desenvolvimento sustentável.

Fábio Feitosa
Diretor de tecnologia na CLD - Consladel.
Executivo com mais de 10 anos de experiência na construção de soluções inovadoras para o setor público, com foco em segurança urbana, conectividade, cibersegurança e políticas de cidade inteligente. Atua estrategicamente ao lado de Empresários, governos, lideranças políticas e gestores públicos na formulação de projetos estruturantes que geram impacto direto na vida da população.
Atuou como executivo na Dahua Technology, BigTech Chinesa em soluções tecnológicas e Inteligência Artificial, onde coordenou iniciativas voltadas à aplicação de inteligência artificial, videomonitoramento e plataformas de comando e controle para prefeituras, rodovias, inovação digital, Midia, forças de segurança e órgãos de governo em todo o Brasil.
Atualmente é Diretor de Tecnologia, Empresário e Consultor, conduzindo projetos de alto valor estratégico em cidades que desejam avançar no conceito de gestão digital e integrada. Lidera frentes como segurança pública inteligente, mobilidade urbana, eficiência energética, integração de serviços, conectividade pública e cibersegurança.
Entre os projetos de maior relevância em que atuou estão:
• Smart Sampa (SP) – Um dos maiores programas de cidade inteligente da América Latina, com mais de 25 mil câmeras, inteligência artificial, Plataforma de gestão publica embarcada e integração com órgãos estaduais e federais.
• Allianz Parque – Projeto referência em monitoramento, gestão de fluxo gerenciamento para grandes arenas e eventos, com padrão internacional.
• Programas Municipais de Conectividade e Cibersegurança – Estruturação de redes governamentais seguras e resilientes, com foco em proteção de dados públicos e integração intersecretarias.
Sua trajetória inclui imersões internacionais em cidades-modelo como Hangzhou, Xangai e Pequim, onde conheceu de perto os ecossistemas tecnológicos e as políticas públicas de urbanismo inteligente que vêm transformando a China em referência global em cidades inteligentes.
Reconhecido por sua habilidade de articulação institucional, pensamento estratégico e domínio técnico, atua como consultor na formatação de programas de alto impacto para prefeituras, consórcios, governos estaduais e câmaras legislativas, contribuindo para a construção de uma nova agenda de gestão pública baseada em dados, integração e inovação.
Executivo com mais de 10 anos de experiência na construção de soluções inovadoras para o setor público, com foco em segurança urbana, conectividade, cibersegurança e políticas de cidade inteligente. Atua estrategicamente ao lado de Empresários, governos, lideranças políticas e gestores públicos na formulação de projetos estruturantes que geram impacto direto na vida da população.
Atuou como executivo na Dahua Technology, BigTech Chinesa em soluções tecnológicas e Inteligência Artificial, onde coordenou iniciativas voltadas à aplicação de inteligência artificial, videomonitoramento e plataformas de comando e controle para prefeituras, rodovias, inovação digital, Midia, forças de segurança e órgãos de governo em todo o Brasil.
Atualmente é Diretor de Tecnologia, Empresário e Consultor, conduzindo projetos de alto valor estratégico em cidades que desejam avançar no conceito de gestão digital e integrada. Lidera frentes como segurança pública inteligente, mobilidade urbana, eficiência energética, integração de serviços, conectividade pública e cibersegurança.
Entre os projetos de maior relevância em que atuou estão:
• Smart Sampa (SP) – Um dos maiores programas de cidade inteligente da América Latina, com mais de 25 mil câmeras, inteligência artificial, Plataforma de gestão publica embarcada e integração com órgãos estaduais e federais.
• Allianz Parque – Projeto referência em monitoramento, gestão de fluxo gerenciamento para grandes arenas e eventos, com padrão internacional.
• Programas Municipais de Conectividade e Cibersegurança – Estruturação de redes governamentais seguras e resilientes, com foco em proteção de dados públicos e integração intersecretarias.
Sua trajetória inclui imersões internacionais em cidades-modelo como Hangzhou, Xangai e Pequim, onde conheceu de perto os ecossistemas tecnológicos e as políticas públicas de urbanismo inteligente que vêm transformando a China em referência global em cidades inteligentes.
Reconhecido por sua habilidade de articulação institucional, pensamento estratégico e domínio técnico, atua como consultor na formatação de programas de alto impacto para prefeituras, consórcios, governos estaduais e câmaras legislativas, contribuindo para a construção de uma nova agenda de gestão pública baseada em dados, integração e inovação.

Marcos Madureira
Presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica.
"Tenho uma carreira dedicada ao setor elétrico brasileiro, somando 51 anos de experiência. Atualmente, tenho a honra de liderar como Presidente Executivo da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), posição que me permite contribuir significativamente para o avanço e a sustentabilidade do setor no país.
Minha liderança na ABRADEE é pautada pela busca constante de excelência operacional, desenvolvimento sustentável e promoção de um diálogo construtivo entre as distribuidoras de energia e todos os stakeholders relevantes. Estou comprometido com a inovação e a sustentabilidade no setor, visando sempre o futuro da energia no Brasil."
"Tenho uma carreira dedicada ao setor elétrico brasileiro, somando 51 anos de experiência. Atualmente, tenho a honra de liderar como Presidente Executivo da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), posição que me permite contribuir significativamente para o avanço e a sustentabilidade do setor no país.
Minha liderança na ABRADEE é pautada pela busca constante de excelência operacional, desenvolvimento sustentável e promoção de um diálogo construtivo entre as distribuidoras de energia e todos os stakeholders relevantes. Estou comprometido com a inovação e a sustentabilidade no setor, visando sempre o futuro da energia no Brasil."

José Carlos Martins
Ex-Presidente da CBIC e CEO da JCM Estratégia.
Empresário da construção civil e engenheiro civil por mais de 30 anos, José Carlos Rodrigues Martins foi presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e vice-presidente sênior da Confederation of Contractors Associations (CICA).
Empresário da construção civil e engenheiro civil por mais de 30 anos, José Carlos Rodrigues Martins foi presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e vice-presidente sênior da Confederation of Contractors Associations (CICA).

Roberto Rocha
CEO da SEGD'BOA.
Roberto Rocha está há 10 anos à frente da SEGD'BOA, onde lidera um projeto de impacto social e tecnológico voltado à instalação de sistemas de segurança em vias públicas. A missão da iniciativa é conectar soluções de videomonitoramento à atuação dos órgãos públicos, utilizando tecnologia de reconhecimento facial para identificar pessoas procuradas e acionar automaticamente as forças de segurança. Seu trabalho representa uma ponte entre inovação tecnológica e políticas públicas de segurança.
Roberto Rocha está há 10 anos à frente da SEGD'BOA, onde lidera um projeto de impacto social e tecnológico voltado à instalação de sistemas de segurança em vias públicas. A missão da iniciativa é conectar soluções de videomonitoramento à atuação dos órgãos públicos, utilizando tecnologia de reconhecimento facial para identificar pessoas procuradas e acionar automaticamente as forças de segurança. Seu trabalho representa uma ponte entre inovação tecnológica e políticas públicas de segurança.

Laércio Rodrigues Nunes
Engenheiro Eletricista e Conselheiro do CREA-SP.
Formação: UFU - Universidade Federal de Uberlândia – 1975 – 1980
Pós Graduação – Lato Sensu “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas
Engenharias” - UNIVESP – Universidade Virtual Estado de SP – 2020 – 2021.
Proprietário da Empresa: Proenergy Projetos e Instalações Elétricas Ltda desde 2000.
Especialista em Projetos Elétricos e de Automação na Area de Saneamento Básico,
principal Cliente: Sabesp.
Conselheiro do CREA-SP na Câmara Especializada de Engenharia Eletrica – CEEE.
Diretor de Engenharia Eletrica na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de
Guarulhos – SP.
Formação: UFU - Universidade Federal de Uberlândia – 1975 – 1980
Pós Graduação – Lato Sensu “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas
Engenharias” - UNIVESP – Universidade Virtual Estado de SP – 2020 – 2021.
Proprietário da Empresa: Proenergy Projetos e Instalações Elétricas Ltda desde 2000.
Especialista em Projetos Elétricos e de Automação na Area de Saneamento Básico,
principal Cliente: Sabesp.
Conselheiro do CREA-SP na Câmara Especializada de Engenharia Eletrica – CEEE.
Diretor de Engenharia Eletrica na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de
Guarulhos – SP.

Edison Garcia
CEO da Companhia Energética de Brasília (CEB IPes).
Advogado formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com pós-graduação em Direito Societário e Mercado de Capitais pelo INSPER/IBMEC-SP. Atualmente, exerce o cargo de Diretor-Presidente e membro titular do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília S.A. (CEB). Também é Diretor-Presidente da CEB Iluminação Pública e Serviços S.A. (CEB-IPES) e Diretor-Geral da CEB Participações S.A. (CEB-PAR). Integra também, como membro titular, os Conselhos de Administração da CEB Lajeado S.A. e da INVESTCO S.A., controlada pelo grupo multinacional EDP – Energias de Portugal. É conselheiro independente (membro titular) nos Conselhos de Administração das distribuidoras do Grupo Neoenergia: Neoenergia Brasília, COSERN, COELBA, CELPE e ELEKTRO (SP/MS). Foi Presidente do Conselho de Administração do Banco de Brasília S.A. (BRB) entre janeiro de 2021 e abril de 2022. Atuou como membro independente do Conselho de Administração da Petrobras, onde também presidiu o Comitê de Auditoria Estatutário e integrou o Comitê de Pessoas nos anos de 2022 e 2023. Com mais de 25 anos de experiência no Mercado de Capitais e no Direito Societário Corporativo, foi Procurador Federal e Superintendente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de representar a autarquia no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional por dois mandatos (2000 a 2004). Foi Superintendente e Presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC), entre 2006 e 2012, entidade fundada por bancos de investimento. Entre 1991 e 2020, atuou como Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU), tendo exercido funções estratégicas, como Procurador-Chefe do IPEA (2016–2018); e Chefe de Gabinete do Vice-Ministro da AGU (2012–2016). Foi Secretário de Estado de Planejamento de Mato Grosso entre 1995 e 1998. Na CVM, integrou os quadros jurídicos de 1991 a 2006, ocupando o cargo de Superintendente em dois períodos (1991–1992 e 1999–2006). Em 2005, foi nomeado Diretor-Adjunto da autarquia pelo Ministro da Fazenda.
Advogado formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com pós-graduação em Direito Societário e Mercado de Capitais pelo INSPER/IBMEC-SP. Atualmente, exerce o cargo de Diretor-Presidente e membro titular do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília S.A. (CEB). Também é Diretor-Presidente da CEB Iluminação Pública e Serviços S.A. (CEB-IPES) e Diretor-Geral da CEB Participações S.A. (CEB-PAR). Integra também, como membro titular, os Conselhos de Administração da CEB Lajeado S.A. e da INVESTCO S.A., controlada pelo grupo multinacional EDP – Energias de Portugal. É conselheiro independente (membro titular) nos Conselhos de Administração das distribuidoras do Grupo Neoenergia: Neoenergia Brasília, COSERN, COELBA, CELPE e ELEKTRO (SP/MS). Foi Presidente do Conselho de Administração do Banco de Brasília S.A. (BRB) entre janeiro de 2021 e abril de 2022. Atuou como membro independente do Conselho de Administração da Petrobras, onde também presidiu o Comitê de Auditoria Estatutário e integrou o Comitê de Pessoas nos anos de 2022 e 2023. Com mais de 25 anos de experiência no Mercado de Capitais e no Direito Societário Corporativo, foi Procurador Federal e Superintendente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de representar a autarquia no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional por dois mandatos (2000 a 2004). Foi Superintendente e Presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (AMEC), entre 2006 e 2012, entidade fundada por bancos de investimento. Entre 1991 e 2020, atuou como Procurador Federal da Advocacia-Geral da União (AGU), tendo exercido funções estratégicas, como Procurador-Chefe do IPEA (2016–2018); e Chefe de Gabinete do Vice-Ministro da AGU (2012–2016). Foi Secretário de Estado de Planejamento de Mato Grosso entre 1995 e 1998. Na CVM, integrou os quadros jurídicos de 1991 a 2006, ocupando o cargo de Superintendente em dois períodos (1991–1992 e 1999–2006). Em 2005, foi nomeado Diretor-Adjunto da autarquia pelo Ministro da Fazenda.

Albert Moreira
Ceo da Viva Inovação Tecnológica.
PhD em Computação de Alto Desempenho pela Universidad Politécnica de Madrid e possui MBA em Comércio Internacional pela CESMA Business School. Especialista em inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento urbano, dedica-se à criação e execução de soluções reais para transformar cidades em territórios mais inteligentes, sustentáveis e eficientes.
É fundador da Viva Inovação, empresa responsável por implementar na prática tecnologias avançadas que conectam infraestrutura, dados e serviços públicos. Sob sua liderança, projetos estruturantes ganham vida com foco em mobilidade urbana inteligente, iluminação pública eficiente, segurança com monitoramento em tempo real, infraestrutura conectada, gestão climática e sustentabilidade ambiental.
É autor de dois livros:
• Cidades Inteligentes: Guia Prático para Gestores Públicos, Consultores Independentes e Cidadãos Conscientes
• Mudança Climática: Planejando Municípios Resilientes com Inteligência Artificial
Com forte atuação em campo, sua missão é viabilizar, por meio da tecnologia, cidades mais conectadas, humanas e preparadas para o futuro.
PhD em Computação de Alto Desempenho pela Universidad Politécnica de Madrid e possui MBA em Comércio Internacional pela CESMA Business School. Especialista em inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento urbano, dedica-se à criação e execução de soluções reais para transformar cidades em territórios mais inteligentes, sustentáveis e eficientes.
É fundador da Viva Inovação, empresa responsável por implementar na prática tecnologias avançadas que conectam infraestrutura, dados e serviços públicos. Sob sua liderança, projetos estruturantes ganham vida com foco em mobilidade urbana inteligente, iluminação pública eficiente, segurança com monitoramento em tempo real, infraestrutura conectada, gestão climática e sustentabilidade ambiental.
É autor de dois livros:
• Cidades Inteligentes: Guia Prático para Gestores Públicos, Consultores Independentes e Cidadãos Conscientes
• Mudança Climática: Planejando Municípios Resilientes com Inteligência Artificial
Com forte atuação em campo, sua missão é viabilizar, por meio da tecnologia, cidades mais conectadas, humanas e preparadas para o futuro.

Yuri Rafael Della Giustina
Diretor do Departamento de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades.
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1993), especialização em Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos e Líquidos pela Universidade Federal de Goiás (2003) e mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (2004) Em julho/2023 obteve mais um certificado de pós-graduação no curso MBA Executivo em Planejamento, Financiamento e Governança Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Foi analista operacional da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB, ocupando, antes de ingressar na esfera federal, a Superintendência de Planejamento da Diretoria Técnica. Trabalhou por dois anos na Agência Nacional de Águas - ANA. É ESPECIALISTA EM INFRAESTRUTURA SÊNIOR do Governo Federal onde ingressou em 2008 por concurso público. Nesse período, foi Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Diretor de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano e Diretor de Gestão de Risco e Reabilitação Urbana do Ministério das Cidades. Na ocasião, foi conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Foi professor do curso de especialização em Direito Sanitário da FIOCRUZ e professor convidado da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP no curso Avaliação Sócioeconômica de Projetos. Ministrou diversas palestras sobre Prevenção de Risco de Desastres Naturais, Planejamento Urbano e Saneamento, no Brasil e no exterior. Foi Coordenador-Geral de Governança de Fundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, tratando, em especial, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT. Foi Coordenador-Geral de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. No Ministério do Desenvolvimento Regional ocupou o cargo de Coordenador-Geral de Supervisão das Representações Regionais e Diretor substituto de Integração e Controle Técnico do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Atualmente no Ministério das Cidades, é Diretor de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital.
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília (1993), especialização em Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos e Líquidos pela Universidade Federal de Goiás (2003) e mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (2004) Em julho/2023 obteve mais um certificado de pós-graduação no curso MBA Executivo em Planejamento, Financiamento e Governança Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Foi analista operacional da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal - CAESB, ocupando, antes de ingressar na esfera federal, a Superintendência de Planejamento da Diretoria Técnica. Trabalhou por dois anos na Agência Nacional de Águas - ANA. É ESPECIALISTA EM INFRAESTRUTURA SÊNIOR do Governo Federal onde ingressou em 2008 por concurso público. Nesse período, foi Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, Diretor de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano e Diretor de Gestão de Risco e Reabilitação Urbana do Ministério das Cidades. Na ocasião, foi conselheiro do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. Foi professor do curso de especialização em Direito Sanitário da FIOCRUZ e professor convidado da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP no curso Avaliação Sócioeconômica de Projetos. Ministrou diversas palestras sobre Prevenção de Risco de Desastres Naturais, Planejamento Urbano e Saneamento, no Brasil e no exterior. Foi Coordenador-Geral de Governança de Fundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, tratando, em especial, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT. Foi Coordenador-Geral de Acessibilidade e Tecnologia Assistiva do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. No Ministério do Desenvolvimento Regional ocupou o cargo de Coordenador-Geral de Supervisão das Representações Regionais e Diretor substituto de Integração e Controle Técnico do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Atualmente no Ministério das Cidades, é Diretor de Adaptação das Cidades à Transição Climática e Transformação Digital.

Leonardo Gaspar Barreto
Coordenador do Programa Nacional de Conservação de Energia.
Engenheiro eletricista pela UFF, MBA em gestão de energia e eficiência energética pela UFF, pós-graduação em gestão de projetos na FGV e Gerenciamento de projetos complexos e organizações no MIT. Foi coordenador da engenharia na Deode Inovação e Eficiência, atuando na elaboração de mais de 100 projetos de eficiência energética, no âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, notadamente em iluminação pública e saneamento. Atuou na Energisa como gerente de projeto responsável pela implantação de projetos de eficiência energética e medição e verificação de resultados. Ganhou a premiação de melhor projeto de eficiência energética da América Latina em 2023 dado pela AEE – Association of Energy Engineers. Atualmente Coordenador do Procel na ENBPar, e está responsável pela elaboração da Chamada Pública do Procel Reluz.
Engenheiro eletricista pela UFF, MBA em gestão de energia e eficiência energética pela UFF, pós-graduação em gestão de projetos na FGV e Gerenciamento de projetos complexos e organizações no MIT. Foi coordenador da engenharia na Deode Inovação e Eficiência, atuando na elaboração de mais de 100 projetos de eficiência energética, no âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, notadamente em iluminação pública e saneamento. Atuou na Energisa como gerente de projeto responsável pela implantação de projetos de eficiência energética e medição e verificação de resultados. Ganhou a premiação de melhor projeto de eficiência energética da América Latina em 2023 dado pela AEE – Association of Energy Engineers. Atualmente Coordenador do Procel na ENBPar, e está responsável pela elaboração da Chamada Pública do Procel Reluz.

Augusto Ohashi
CEO da Nouvenn.
Executivo e empreendedor com +24 anos de experiência em transformação digital aplicada a projetos complexos de infraestrutura, energia, saneamento e mobilidade. Fundador da Nouvenn, empresa brasileira que desenvolve soluções com IoT, IA e edge computing para Smart Cities, Agro 4.0 e Indústria 4.0. Liderou iniciativas que geraram até 35% de economia de energia e otimizaram serviços urbanos em cidades inteiras, melhorando a qualidade de vida da população. Atuação internacional, foco em resultados, inovação sustentável e propósito claro: transformar tecnologia em valor social e eficiência para o mundo real.
Executivo e empreendedor com +24 anos de experiência em transformação digital aplicada a projetos complexos de infraestrutura, energia, saneamento e mobilidade. Fundador da Nouvenn, empresa brasileira que desenvolve soluções com IoT, IA e edge computing para Smart Cities, Agro 4.0 e Indústria 4.0. Liderou iniciativas que geraram até 35% de economia de energia e otimizaram serviços urbanos em cidades inteiras, melhorando a qualidade de vida da população. Atuação internacional, foco em resultados, inovação sustentável e propósito claro: transformar tecnologia em valor social e eficiência para o mundo real.

Miguel Noronha
Presidente do Conselho da BHIP.
Miguel Noronha é Diretor de Investimentos da BMPI empresa holding de participações em Equity em empresas e projetos de infraestrutura. Entre outros investimentos, a empresa é acionista-líder de três concessões de Iluminação Pública, a saber, Belo Horizonte, Nova Lima e Ibirité, todas no estado de Minas Gerais. A BH-IP, concessionária de Belo Horizonte, é considerada modelo e referência de governança, gestão, tecnologia e qualidade / nível de serviço na América Latina. Foi o primeiro grande projeto de PPP de Iluminação Pública performado no país. Miguel é responsável pela liderança estratégica no nível do conselho de administração destas concessionárias.
Ao longo dos últimos 15 anos, Miguel tem participado como membro ou presidente de conselhos de governança de diferentes empresas do setor de infraestrutura, tais como a Ultragaz e a Ultracargo.
Tem mais de 30 anos de experiência como gestor no setor de infraestrutura, onde desenvolveu toda sua carreira profissional. Nas fases iniciais de sua trajetória como executivo, foi gerente da Eletropaulo. Foi também Secretário de Desenvolvimento do Ministério dos Transportes. Foi Diretor da Prática de Infraestrutura na consultoria estratégica Booz Allen, onde liderou vários projetos voltados para o setor, no Brasil e no exterior. Na Angra Infraestrutura Investimentos – empresa gestora de fundos de private equity que investe inclusive em participações em empresas do setor de infraestrutura, atuou no período 2007-2013, sendo responsável pela execução e posterior supervisão de investimentos nas principais empresas do portfolio.
Miguel Noronha é Diretor de Investimentos da BMPI empresa holding de participações em Equity em empresas e projetos de infraestrutura. Entre outros investimentos, a empresa é acionista-líder de três concessões de Iluminação Pública, a saber, Belo Horizonte, Nova Lima e Ibirité, todas no estado de Minas Gerais. A BH-IP, concessionária de Belo Horizonte, é considerada modelo e referência de governança, gestão, tecnologia e qualidade / nível de serviço na América Latina. Foi o primeiro grande projeto de PPP de Iluminação Pública performado no país. Miguel é responsável pela liderança estratégica no nível do conselho de administração destas concessionárias.
Ao longo dos últimos 15 anos, Miguel tem participado como membro ou presidente de conselhos de governança de diferentes empresas do setor de infraestrutura, tais como a Ultragaz e a Ultracargo.
Tem mais de 30 anos de experiência como gestor no setor de infraestrutura, onde desenvolveu toda sua carreira profissional. Nas fases iniciais de sua trajetória como executivo, foi gerente da Eletropaulo. Foi também Secretário de Desenvolvimento do Ministério dos Transportes. Foi Diretor da Prática de Infraestrutura na consultoria estratégica Booz Allen, onde liderou vários projetos voltados para o setor, no Brasil e no exterior. Na Angra Infraestrutura Investimentos – empresa gestora de fundos de private equity que investe inclusive em participações em empresas do setor de infraestrutura, atuou no período 2007-2013, sendo responsável pela execução e posterior supervisão de investimentos nas principais empresas do portfolio.

Ana Paula Peresi
Advogada Sênior do Lacaz Martins Advogados.
Atuação na área de Direito Administrativo e Infraestrutura com foco na assessoria de clientes nas áreas de saneamento, rodovias, iluminação pública e outros setores de infraestrutura, sob o viés consultivo.
Anos de experiência em litígios de Direito Administrativo nos âmbitos judicial e administrativo. Participação na condução de casos envolvendo reequilíbrio em concessões, discussões contratuais com Poder Público, transferência de concessões, celebração de acordos com a Administração Pública, responsabilização de agentes públicos e privados em diferentes campos do Direito Público.
Autora do livro "Mecanismos de equilíbrio econômico-financeiro: uma análise dos contratos de rodovias federais", lançado em 2022, e de diferentes artigos sobre Direito Administrativo.
Doutoranda em Direito e Empreendimento pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduada em Direito Administrativo pela Fundação Getúlio Vargas. Também Pós-graduada em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.
Atuação na área de Direito Administrativo e Infraestrutura com foco na assessoria de clientes nas áreas de saneamento, rodovias, iluminação pública e outros setores de infraestrutura, sob o viés consultivo.
Anos de experiência em litígios de Direito Administrativo nos âmbitos judicial e administrativo. Participação na condução de casos envolvendo reequilíbrio em concessões, discussões contratuais com Poder Público, transferência de concessões, celebração de acordos com a Administração Pública, responsabilização de agentes públicos e privados em diferentes campos do Direito Público.
Autora do livro "Mecanismos de equilíbrio econômico-financeiro: uma análise dos contratos de rodovias federais", lançado em 2022, e de diferentes artigos sobre Direito Administrativo.
Doutoranda em Direito e Empreendimento pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduada em Direito Administrativo pela Fundação Getúlio Vargas. Também Pós-graduada em Direito Econômico pela Fundação Getúlio Vargas. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

III Fórum Nacional de Iluminação Urbana:
onde se constrói o futuro da infraestrutura urbana no Brasil!
O evento reunirá especialistas, gestores públicos e empresas para debater os avanços, desafios e inovações que estão transformando a iluminação pública no Brasil. Uma oportunidade única de atualização e networking com os principais nomes do setor.


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